Nossa torrefação onde colocamos toda a nossa paixão pelo café
Para fazer um café excepcional,
é preciso muito trabalho duro
Quando partimos pela primeira vez em busca de cafés especiais, começamos a torrar ao mesmo tempo em que aprendemos a extrair a bebida, visitamos inúmeras fazendas no Brasil e cafeterias especializadas em vários países, como Estados Unidos, México, Reino Unido, vários países da Europa, chegando até a países como Rússia e China.
Percorremos um longo caminho nos últimos anos e hoje podemos dizer que tivemos o prazer de aprender ao lado de alguns dos melhores produtores de café, “caçadores de café”, baristas e fabricantes de equipamentos do mundo, que temos orgulho de chamar a nossa família.
Trabalhamos com pessoas que compartilham nosso entusiasmo por um serviço de excelência, selecionando e torrando grãos, treinando baristas e proporcionando uma experiência única de café especial. Hoje somos membros do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), da Rainforest (um café Sustentável e Fairtrade), da Organização Internacional do Café e da ABIC (Associação Brasileira da Indústria Cafeeira).
Micro-torrefação
ciência e arte
A viagem continua quando estes grãos são torrados, transformando o potencial aromático de cada grão através da torra. Cuidados que acompanham as curvas de maturação com a supervisão dos nossos mestres torradores. A nossa torra é o coração do que fazemos , onde colocamos toda a nossa paixão pelo café.
Queremos homenagear essas pessoas que tanto trabalharam e permitir que os melhores aromas e sabores sejam liberados de cada grão. Este é o nosso papel e a nossa responsabilidade, uma mistura de ciência e arte, assumindo o desafio de servir todos os dias, algo especial na sua xícara .
É por isso que torramos frequentemente os nossos grãos em pequenas quantidades para que possamos sempre oferecer-lhe um assado fresco para ser saboreado. Nossa torrefação está aberta para os amantes do café e profissionais da área visitarem. Estaremos sempre dispostos a mostrar e ensinar um pouco mais sobre essa complexa arte de transformar o feijão verde nos melhores cafés especiais!
O processo de transformação do café verde
A torra é um processo químico pelo qual aromáticos, ácidos e outros componentes de sabor são criados, equilibrados ou alterados para aumentar o aroma, sabor, acidez, doçura e corpo do café conforme desejado pelo torrador.
A primeira etapa é endotérmica, onde os grãos verdes absorvem o calor e extraímos o restante da água, ficando levemente amarelados. Isso geralmente exala um aroma de pão torrado ou pipoca. Em seguida, o grão se desenvolve até atingir o primeiro "crack", que ocorre aproximadamente a 200°C. O grão dobra de tamanho, adquire cor marrom claro ou médio, aveludado e seco, e apresenta perda de peso de cerca de 12%. Nesta fase o potencial do café será maximizado, entre doçura e sabor com o equilíbrio ideal entre amargor e acidez.
Se prolongarmos o tempo de desenvolvimento, chegamos a um novo estágio exotérmico, denominado segunda fissura. Nesta fase, a cor da torra torna-se mais escura, definida pela caramelização da sacarose. O grão ganha brilho oleoso e tende a gerar mais intensidade e amargor quando extraído na xícara (não torramos café até este ponto, sempre paramos após o primeiro "crack").
A origem
"caçando" cafés
Sabemos que o sabor e os aromas dos melhores cafés vêm da seleção perfeita e do cuidado durante todo o processo . De norte a sul, do interior à mata atlântica, passando por desfiladeiros e terrenos íngremes, os cafeicultores cuidam para que cada um deles tenha sabores e características únicas que vão mudar a forma como você aprecia um bom café.
Nossa história começa em terras férteis onde os melhores cafés especiais captam sua essência das condições ambientais, do clima e do solo , o “ terroir ” brasileiro. Mas também o cuidado de quem cultiva de forma sustentável os melhores grãos, mantendo rigorosa qualidade e preservação dos recursos naturais.
Os grãos são colhidos a dedo e selecionados quanto ao tamanho, densidade, cor e atributos sensoriais. Todo o cuidado é tomado para extrair os frutos que estão no ponto certo de maturação e são cuidadosamente selecionados para dar o melhor sabor e a melhor qualidade dos cafés especiais. Todo processo de seleção, separação de impurezas e secagem devem ser seguidos com muito rigor para fornecer e reter tais atributos.
Entre os melhores cafés do mundo!
Brasil a nação do café
O Brasil é o maior exportador de café e o melhor café do mundo. Responsável por um terço da produção mundial de café, cerca de 47 milhões de sacas de 60 kg por ano.
E variado, com quatorze principais regiões produtoras de café espalhadas por sete estados , o grão brasileiro é uma diversidade por si só. De Rondônia, Bahia (Planalto da Bahia, Cerrado da Bahia e Atlântico Baiano), passando pelo Espírito Santo (Serras do Espírito Santo e Conilon Capixaba), Minas Gerais (Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas e Matas de Minas ), no Rio de Janeiro, em São Paulo (Mogiana e Centro-Oeste), ou mesmo no Paraná (Norte de Pioneiro do Paraná).
Com tantas áreas produtoras de café, você encontrará uma grande diversidade de variedades cultivadas: Bourbon, Mundo Novo, Icatú, Catuaí, Iapar, Catucaí, Topázio, Arara e muitas mais.
Você com certeza encontrará um café que vai adorar no Brasil.
Exportações
do Brasil para o mundo
O mais importante nas operações de exportação de café brasileiro é a construção de um relacionamento duradouro, que começa na interface com as fazendas, torrefações e parceiros logísticos e continua até o destino final, nossas cafeterias em diversos países do mundo. Os relacionamentos são cruciais para obter café de alta qualidade, e é por isso que pagamos o preço certo e tratamos os nossos produtores como parceiros comerciais de longo prazo. Também construímos relacionamentos duradouros com nossos clientes, grandes e pequenos, e trabalhamos para entender suas necessidades individuais, para garantir que eles tenham os preços certos e as informações necessárias para tomar decisões de compra e marketing de café.
Nossos grãos de cafés especiais torrados (250g e 3kg) são acondicionados em sacos PET/BOPP metalizados recicláveis, com válvula projetada para conservar os cafés de qualidade por mais tempo.
Enviamos cafés especiais em grão verde em embalagens tradicionais de juta de 30/60 kg. Oferecemos também uma seleção de cafés em embalagens de papelão de 30 kg com saco protetor GrainPro ou de polipropileno (alternativa sintética ao tradicional saco de juta).
Nossos cafés especiais para exportação são oferecidos em nossos armazéns no Brasil, diretamente para você, de forma rápida e consistente, em qualquer lugar do mundo.
Queremos construir parceiros
ao redor da xícara
Rastreabilidade
Oferecemos os melhores cafés de cada região e para isso mantemos completa rastreabilidade desde o cultivo até a compra das certificações do grão, da fazenda e do produto, até a torra e degustação feita por nossos especialistas.
Todas as informações estão disponíveis através do número de identificação do café e do QRCode.
Sustentabilidade
Compramos microlotes de grãos de pequenos produtores e cooperativas rurais, incentivando seu crescimento e desenvolvimento por meio do comércio justo.
Trabalhamos com cafés especiais, membros da ABIC ( Associação Brasileira de Cafés ), BSCA
( Associação Brasileira de Cafés Especiais ), e sustentáveis através da parceria com a Rainforest .
Suporte e treinamento
Contamos com profissionais e parceiros dedicados para acompanhar as necessidades específicas de cada cliente, escolhendo os melhores cafés e gerando valor no seu negócio.
Treinamento baseado em seleção de bebidas, degustação, métodos de extração, além de ajuste e manutenção de equipamentos.